Header Ads Widget

Introdução à Análise Técnica e Análise Fundamental

Introdução à Análise Técnica e Análise Fundamental

Deixe-me começar afirmando que acredito em ambos os campos da análise técnica e da análise fundamental.

Introdução à Análise Técnica e Análise Fundamental

Este artigo é focado principalmente nos fundamentos do que é análise técnica e fundamental, e algumas das críticas a elas. A análise técnica e a análise fundamental são apenas dois métodos de análise diferentes. Em poucas palavras, a análise técnica analisa as ações e indicadores de preços e usa esses dados para prever movimentos futuros de preços. A análise fundamental, no entanto, analisa fatores econômicos, fundamentos de negócios, preço das ações versus valor, e outros.

Semelhanças entre Análise Técnica e Fundamental

A análise técnica e a análise fundamental visam ajudar a determinar o preço de compra e o preço de venda de uma ação. Ao fazer isso, ambas as análises ajudam a reduzir a probabilidade de perder e aumentar a probabilidade de ganhar. Antros de jogos de azar ganham pelo conceito de probabilidade. O mesmo acontece com os analistas técnicos e fundamentais. Os analistas técnicos optam por configurações de alta probabilidade de baixo risco. 

Os analistas fundamentais reduzem os riscos ou aumentam a probabilidade de sucesso determinando um valor intrínseco para a empresa e entram com margem de segurança. Ambos os tipos de análises dão uma vantagem aos analistas em comparação com um leigo normal que compra com base em boatos, intuição e olhar-olhar-ver-ver.

Diferenças entre Análise Técnica e Fundamental

A principal coisa que um analista fundamental faz é analisar as perspectivas de negócios da empresa ou de um país (fatores econômicos e setoriais), demonstrações financeiras, demonstrações de fluxo de caixa e tentar calcular um valor para a empresa, usando NAV, índices P/L, índices P/B, Método de avaliação de fluxo de caixa descontado, etc. Se o preço estiver com desconto, ou seja, com margem de segurança, então compre. Se não for, então não compre ou venda. "Preço é o que você paga, valor é o que você recebe." Por outro lado, um analista técnico acredita que os fundamentos da empresa estão todos refletidos nos gráficos. 

Tudo o que há para saber sobre a empresa pode ser encontrado nos gráficos. A análise técnica trata da psicologia humana de massa, e quanto mais pessoas a usam, mais autorrealizável ela se torna. Há poucos problemas com qualquer contabilidade criativa que uma empresa desonesta possa fazer. "Os gráficos não mentem." O prazo de um analista fundamental também é geralmente mais longo do que o de um analista técnico. A principal razão é porque para um analista fundamentalista que analisa demonstrações financeiras, tais demonstrações só saem trimestralmente, daí o intervalo de tempo. No entanto, para um analista técnico, o prazo geralmente é muito menor, de algumas horas a dias ou meses. Por último, os analistas fundamentais geralmente baixam a média quando há valor. Os analistas técnicos geralmente calculam a média das fugas.

Críticas à Análise Técnica

Os que não acreditam na análise técnica (que geralmente são fiéis na análise fundamental) veem isso como um jogo de azar. Qualquer tentativa de prever futuras ações de preços é uma forma de adivinhação e jogo de azar. Eles não conseguem ver como traçar linhas de tendência aqui e ali como crianças pequenas, e ver indicadores técnicos de ações de preços anteriores, darão uma ideia do valor de uma ação. 

"Não preveja o mercado", dizem. O fato que mais usa contra a análise técnica é que o homem mais rico do mundo, Warren Buffett, usa principalmente a análise fundamental. Além disso, algumas das pessoas que encontrei me disseram que seus ganhos são maiores quando usam análise fundamental em vez de análise técnica. No entanto, por experiência pessoal, a análise técnica funciona quando feita corretamente. A gestão rigorosa do dinheiro e as regras rígidas de perdas são fundamentais para o sucesso da análise técnica. Além disso, a mentalidade de um analista técnico deve ser diferente de um analista fundamentalista.

Críticas à Análise Fundamentalista

O principal ataque à análise fundamental são as armadilhas de valor e as informações falsas. Empresas como Enron, Chartered, FerroChina, Beauty China, são utilizadas como exemplos. Os críticos que conheço até agora sobre análise fundamental tiveram más experiências com compra e retenção. Muitos investidores também perderam dinheiro ao investir no Semicondutor fretado vinculado ao exemplo do governo de Cingapura e de outros países. Em suma, a análise fundamental falhou com eles. A segunda crítica à análise fundamentalista tem como base a teoria da hipótese do mercado eficiente. 

A teoria afirma que o preço do mercado é sempre o correto. Qualquer informação de negociação passada já está refletida no preço da ação e, portanto, qualquer análise para encontrar títulos subavaliados é inútil. Com relação à primeira crítica, acredito que essas pessoas não fizeram o dever de casa adequado sobre análise fundamental antes de tomar suas decisões de compra. Além disso, eles eram gananciosos por mais, mesmo quando os preços estavam altos. Todos esperam ser o próximo Warren Buffett, mas estão muito desapontados. Assim como a análise técnica feita de forma errada levaria a perdas monetárias, o mesmo aconteceria com a análise fundamental. A teoria da hipótese do mercado eficiente tem mais peso na minha opinião, que é a principal razão pela qual não renuncio totalmente à análise técnica como parte do meu arsenal para determinar um preço de compra.

Combinando análise técnica e fundamental?

Embora a análise técnica e a análise fundamental pareçam ser radicalmente diferentes, na verdade, às vezes elas estão ligadas. Na maioria das vezes, ótimos fundamentos geralmente vêm junto com ótimas configurações técnicas. Quanto a mim, tive algum sucesso ao combinar as duas técnicas analíticas, particularmente para o Macquarie International Infrastructure Fund e o Starhill Global REIT. As ações são identificadas usando a análise fundamental para determinar se uma ação está subvalorizada. 

A análise técnica é então usada para tentar uma entrada otimizada no estoque para melhorar os ganhos de investimento e obter a melhor margem de segurança. A média para baixo é feita na compra de todos os suportes. Além disso, se uma configuração técnica extremamente pessimista for observada, mesmo que os fundamentos pareçam bons nos relatórios, temos que tomar cuidado com um possível anúncio de más notícias em breve. Seria então bom esperar pela entrada. Por outro lado, um analista técnico pode examinar os fundamentos para adicionar força e convicção a um sinal técnico de compra/venda.


Misturar essas duas mentalidades de pensamento não é um processo fácil e, às vezes, é desaprovado pelos analistas técnicos ou fundamentalistas mais dedicados. As estratégias e mentalidades de cada um são diferentes, e a não ser claro ao diferenciar suas estratégias e mentalidades pode levar a aquisições ruins. No entanto, para o investidor/comerciante recreativo como alguns, combinar e entender essas duas mentalidades de pensamento certamente oferece benefícios... Pelo menos você tem uma razão analítica para comprar em vez de ouvir cegamente outros "analistas". SAIBA MAIS, Assine nosso informativo gratuito para ficar atualizado!