Se olharmos de perto para o mundo do comércio, ele gira inteiramente em torno de "previsões". Todo trader ou investidor gostaria de ter uma ideia do resultado (análise técnica) para um determinado título ou ação, antes de se desfazer de seu dinheiro suado.
12 Características Importantes da Análise Técnica
Na verdade, veteranos experientes são capazes de prever corretamente os altos e baixos dos títulos financeiros. É assim que eles ganham muito dinheiro. Mas essa "capacidade de prever" está ausente na maioria das pessoas. Mesmo os especialistas podem errar às vezes, esqueça os novatos nesta comunidade. Por isso, uma nova ferramenta chamada "análise técnica" chegou ao mercado para auxiliar nessas questões. Como os resultados do uso se mostraram favoráveis, mais e mais traders e investidores estão apostando nele.
Vamos examinar todas as características desta nova ferramenta:
1) A definição correta de análise técnica é "a habilidade de ser capaz de prever um determinado título no mercado financeiro".
2) Este tipo de análise gira em torno do movimento real do mercado; este não é o caso da análise fundamental. Fatores relacionados à política ou economia são deixados de lado, embora tenham impacto no movimento de um mercado.
3) Procura padrões ou tendências que podem se repetir no futuro. Quando esse conhecimento se torna disponível, a previsão do que acontecerá no futuro se torna fácil.
4) Apesar desta análise ser bastante confiável, é aconselhável ir para a análise fundamental também. Uma comparação entre os resultados de ambos dará uma vantagem dupla à precisão.
5) Como a análise fundamental é diferente? Se uma análise fundamental deve ser feita sobre uma empresa em particular, ela inclui fatores como... Como o dinheiro está sendo administrado pela empresa, como seu desempenho foi no passado e quão estável o governo atual está em relação à moeda de negociação. Assim, esta análise sonda as razões do movimento do mercado. A análise técnica só se preocupa com a forma como o mercado vai realmente se mover. O desempenho presente ou passado da empresa, como ela cuida de seu dinheiro - tudo isso é irrelevante!
6) Qualquer coisa que afirme ser perfeita é naturalmente vista com ceticismo. Assim também esta nova ferramenta, e sua afirmação de ser eficiente e precisa. As pessoas se perguntam como os movimentos passados do mercado podem ajudar a prever o futuro?
7) A análise técnica terá que contar com a ajuda de alguns indicadores para prever o futuro dos títulos financeiros, como indicadores de volatilidade, indicadores de mudança de preço, indicadores de força e assim por diante.
8) Apenas indicadores não são suficientes, algum tipo de software também é necessário para monitorar os resultados. O software deve ter esses recursos - streaming de dados em tempo real, recursos de zoom para poder visualizar as alterações com clareza e gráficos para basear as previsões, entre outros.
9) Existem muitos softwares disponíveis no mercado, mas é aconselhável escolher um que estude o desempenho de um determinado título no passado e preveja seu futuro com precisão.
10) Como os padrões de mercado são detectados? A cada dia, o preço de abertura de um título específico, seu preço mais alto do dia, o preço mais baixo do dia e seu preço de fechamento no final do dia devem ser levados em consideração. A coleta diária de dados leva ao estabelecimento de um padrão para o futuro.
11) A coisa mais importante a lembrar é que nenhuma análise técnica pode ser 100% bem sucedida em suas previsões, apesar do melhor software disponível. Este tipo de ferramenta serve apenas para servir de guia.
12) Finalmente, qualquer que seja o software, qualquer que seja a análise técnica, o tomador de decisão final é "a pessoa". E sim, esta ferramenta com seu software dá orientações muito boas, mas o instinto ou um sexto sentido deve desempenhar um papel maior se o trader ou investidor quiser alcançar grande sucesso.
SAIBA MAIS, Acesse mais informações sobre o mercado financeiro e indicadores de análise técnica para te ajudar a orientar e tomar decisões dos seus investimentos.