Gerenciamento Financeiro do Trader - O que a gestão de dinheiro significa?
O gerenciamento de dinheiro é, obviamente, uma questão de gerenciar seu dinheiro, mas quando aplicado à negociação e investimento, inclui muito mais, então o termo na verdade não abrange seu verdadeiro significado. Isso leva a uma grande confusão sobre o que realmente é a gestão de dinheiro.
A gestão de dinheiro inclui coisas como:
- Lucro;
- Cobertura;
- Diversificação de portfólio;
- Estratégias para minimizar perdas;
- A porcentagem máxima de uma conta colocada em risco;
- Parar a colocação e outros esforços de controle de risco;
- Estratégias para determinar a relação lucro/risco de negócios específicos;
- A quantidade de ações, contratos ou lotes negociados a qualquer momento e a adição de novas posições ou fechamento de posições abertas à medida que lucros ou perdas são realizados;
Resumindo um pouco de cada tópico, mas valeria definir em detalhes!
Esta lista é apenas uma amostra do que o gerenciamento de dinheiro abrange, mas vale a pena definir cada um deles com mais detalhes. A porcentagem máxima para colocar em risco é o que é comumente chamado de risco total. A maioria dos especialistas recomenda apenas 2% a 5%, com alguns até recomendando apenas ½%. Esta é uma escolha pessoal, mas quanto mais você arriscar em um determinado momento, maiores serão as perdas que você enfrentará se o comércio ou investimento for mal.
O outro lado da moeda também pode ser discutido, quanto menos você arriscar, menos você ganhará. A verdade realmente depende do tipo de risco que você assume, porque alguns negócios têm maior risco do que outros. A porcentagem sobre a qual estamos falando aqui lida com o que você está arriscando em um determinado momento e normalmente não inclui custos de transação ou requisitos de margem usados em negociações de futuros.
Por exemplo, se você tiver uma conta de $ 100.000,00 e fizer uma negociação que exija que você arrisque perder $ 2.000,00, seu risco é de 2%. Se você está permitindo apenas um total de 2% de risco e perde $ 2.000,00, então você tem um problema, pois não pode mais fazer uma negociação, a porcentagem já está esgotada. Um ajuste deve então ser feito e um risco de 2% refletiria a nova conta total, agora em $ 98.000,00, o que permite um risco de $ 1.960,00.
Fazendo o Gerenciamento Financeiro do Trader
O valor a ser negociado é uma determinação de quantas ações, contratos ou lotes usados em uma negociação em um determinado momento e pode variar dependendo de diferentes critérios. Existem inúmeras estratégias de como isso pode ser usado para uma vantagem dos comerciantes. Por exemplo, se seu objetivo é negociar 2 contratos do S&P e-mini, você pode negociar inicialmente 4 contratos e, quando 1/2 de um ponto de lucro for alcançado, saia de dois desses contratos.
O lucro desses dois normalmente pagaria por todo o comércio de trader. Ainda existe o risco de uma perda maior, mas normalmente obter ½ ponto não é difícil, a menos que você esteja negociando contra uma tendência muito forte. Outra estratégia envolve adicionar a um pedido à medida que atinge determinados níveis de lucro, permitindo assim que os lucros financiem um retorno potencial maior.
Uma estratégia totalmente diferente começa com um grande pedido, mas terá um trader saindo parcialmente em certos intervalos de nível de lucro até que todo o pedido seja finalmente fechado. Estes são apenas alguns exemplos dos muitos que estão disponíveis, mas oferecem uma oportunidade de aprimorar a experiência de negociação e permitir que um trader realize muito mais do que com uma simples estratégia de entrada e saída.
Os limites de parada (stop loss) fornecem alguma proteção contra uma perda catastrófica e nenhuma negociação deve ser feita sem eles. A maioria dos traders considera a configuração de paradas um verdadeiro desafio. Se você os definir muito próximos, você estará repetidamente fora de uma negociação com prejuízo, mesmo quando uma negociação eventualmente se mover favoravelmente.
Defina-os muito largos e as perdas podem ser muito grandes. Por mais desafiadores que sejam as paradas de stop loss, esse é um aspecto do gerenciamento de dinheiro que você não pode evitar, mesmo que seja um investidor de longo prazo, como destacam os declínios recentes das ações.
É sempre muito mais fácil compensar uma perda menor do que uma grande, principalmente se essa perda impossibilita qualquer investimento ou negociação adicional. As paradas são frequentemente colocadas logo após as mínimas ou máximas anteriores ou alguma outra limitação esperada do mercado. Seja qual for o método que você usa para estabelecer seu limite, certifique-se de usá-lo.
Estratégias para minimizar as perdas e obter mais lucros
A obtenção de lucro é a obtenção intencional de lucro quando o mercado atende a determinados critérios. Alguns veem a saída de uma negociação como mais importante do que a entrada e é fácil concordar com isso quando a experiência ensina que mesmo uma entrada ruim pode dar certo com uma boa saída, enquanto uma boa entrada pode acabar desastrosa com um mau negócio. saída.
Algumas estratégias implantam uma saída quando uma certa porcentagem de lucro é alcançada. Outros obtêm lucros quando determinados critérios, como altos ou baixos anteriores, são alcançados. Outros ainda baseiam essa decisão em mudanças no momento. As escolhas variáveis aqui são consideráveis, mas a ideia é a mesma; obter lucros em um ponto especificado antes que o mercado tire o lucro. Embora a retenção de lucros reduza ainda mais os lucros se o mercado continuar a se mover em uma direção favorável, a questão é que os lucros muitas vezes são perdidos simplesmente porque um trader atrasou demais e o mercado retrocedeu.
Essa estratégia garante que um lucro seja realmente obtido durante uma negociação favorável. As estratégias para minimizar as perdas são projetadas para reduzir o impacto de uma perda quando ela ocorre. Algumas perdas são esperadas, é simplesmente uma parte de fazer negócios como trader comerciante ou investidor, assim como furtar é uma perda que praticamente todas as lojas de varejo têm que suportar. Um exemplo dessa estratégia é o uso de opções como instrumento de hedge.
Outra estratégia é cronometrar uma saída. Por exemplo, se uma parada for violada e o mercado parecer estar se consolidando, uma saída não será tomada imediatamente. Em vez disso, é feita uma provisão para que o mercado retorne a uma posição mais favorável e depois saia para reduzir ou eliminar a perda. O ponto de saída seria baseado em um ponto de retração esperado que seria razoável.
Diversificando Negócios e Portfólio de Investimentos
Hedge é o que os mercados de commodities são realmente. Embora os agricultores e produtores usem o hedge de várias maneiras, o motivo é basicamente o mesmo: como seguro para proteger o valor do que eles têm ou terão que vender. Se o milho está atualmente a um preço muito bom para um agricultor vender, mas suas colheitas não devem estar prontas para colheita por mais seis meses, então ele pode proteger essas colheitas contra o preço atual e garantir qualquer queda no preço futuro.
Embora, como trader ou investidor, não tenhamos um produto ou safra para vender, ainda assim podemos usar o hedge a nosso favor de várias maneiras. Uso de opções, estabelecimento de spreads intermercados e spreads intramercados, apenas para citar alguns. Diversificação de portfólio é um termo bem conhecido por muitos investidores. Muito simplesmente, você diversifica seus negócios e investimentos em um amplo espectro de mercados, protegendo-os de serem afetados de uma só vez pelos mesmos fatores. Embora possa não proteger totalmente seus investimentos de grandes quedas no mercado de ações, como tivemos recentemente, isso o protegerá de pânicos típicos que são específicos do mercado. Um exemplo seria se você possuísse apenas ações da NASDAQ em 2000, quando o boom da tecnologia terminou. Embora o índice Dow Jones também tenha sofrido, as perdas não foram tão extensas e recuperou muito mais do que seu valor anterior no ano de 2007. O NASDAQ nunca chegou perto de fazê-lo.
Resumo e Conclusão do Gerenciamento Financeiro do Trader
Estratégias para determinar o lucro/risco:
Toda negociação tem risco, exemplo: esteja você negociando junk bonds ou T-bonds, Goldman Sachs ou Gold, UPS ou o dólar americano. Nem todo risco é igual, nem o potencial de lucro. Você estaria disposto a arriscar $ 100,00 para ganhar apenas $ 1,00? E se você estivesse arriscando $ 1,00 para ganhar $ 100,00? Se você tivesse que escolher entre os dois e as chances de sucesso fossem as mesmas, qual você escolheria? A resposta deve ser óbvia, mas por mais extrema que essa ilustração possa parecer, é incrível a frequência com que as pessoas realmente escolhem arriscar $ 100,00 por apenas $ 1,00 de lucro.
Você realmente sabe quanto está arriscando e para quê? É por isso que é de grande valor determinar o lucro contra o risco em qualquer negociação. Embora este resumo seja apenas um vislumbre do que o termo gerenciamento de dinheiro realmente inclui, ele pode servir como uma orientação valiosa em seu esforço para dominá-lo. Se a gestão do dinheiro é o Santo Graal da negociação ou não, uma coisa é certa, é uma parte essencial de qualquer negociação ou investimento bem-sucedido. Aprenda a amá-lo e torná-lo uma parte complexa de sua negociação. Ao fazer isso, você descobrirá que também precisa de gerenciamento financeiro ou gestão de dinheiro de outra maneira, gerenciando todo o dinheiro que acumulou em sua conta bancária. SAIBA MAIS! (assine nosso informativo gratuito).