Como Melhorar sua Interpretação de Gráficos
Os comerciantes que entendem como ler e interpretar seus gráficos têm uma vantagem injusta e distinta sobre a maioria das pessoas que negociam no mercado hoje. Muitos traders pensam que sabem interpretar seus gráficos, mas continuam falhando em suas negociações. A seguir estão 4 dicas que irão melhorar a forma como vemos os gráficos:
É tudo sobre as ondas
O mercado se move em ondas. Enquanto todo mundo sempre fala sobre tendências e montando a tendência para lucros máximos. A verdade é que nenhuma tendência dispara sem retroceder no caminho. Pense nisso como dar quatro passos para frente e dois para trás. Você verá esse tipo de movimento mesmo nas tendências mais fortes. As pessoas obtêm lucros e as pessoas obtêm lucros ao longo do caminho, à medida que a tendência continua a subir ou descer.
Muitos traders deixam o lucro na mesa porque saem de uma negociação muito cedo, sem perceber que as tendências ainda estão fortes e o que estão vendo é uma retração. Os intervalos também se desenvolvem em ondas. Para esse fim, a interpretação de intervalos e tendências em seu gráfico é fundamental. Ao negociar, sempre tenha em mente que a tendência vai subir/descer, recuar um pouco e, em seguida, continuar a tendência de recuar novamente e assim por diante.
Aprenda a identificar quando a tendência reverte
Embora muito dinheiro seja ganho seguindo uma tendência, o grande paradoxo da negociação é que os traders devolvem a maior parte quando a tendência se inverte. Isso soa quase como uma contradição com a regra de montar as ondas para o lucro acima. Obviamente, um recuo é muito diferente de uma reversão de tendência, portanto, a importância para os comerciantes poderem interpretar seus gráficos corretamente. Onde devemos recuar para mais lucros, devemos sair de uma negociação quando a tendência se inverte.
A maneira mais fácil de identificar uma reversão de tendência é através do uso de linhas de tendência. Por exemplo, em uma tendência de alta, as linhas serão desenhadas usando as máximas mais altas e as mínimas mais altas. Essas duas linhas devem criar um canal ascendente. Quando você começa a ver alguns dos mínimos mais baixos combinados com o suporte de quebra de máximos mais baixos, uma reversão de tendência pode estar se desenvolvendo. Procure também quando a tendência de alta atingir um ponto de resistência para as máximas mais altas e as mínimas mais baixas se desenvolverem com ela, procure uma possível reversão de tendência em desenvolvimento. As linhas de tendência não são perfeitas, mas são uma ferramenta útil.
A mola enrolada pode acabar com seus lucros
Pares de moedas, muitas vezes vão de grandes movimentos para serem planos para grandes movimentos novamente. Quando as moedas estão no estágio de consolidação ou no modo plano, muitos traders tentam lucrar nesse estágio. Lembre-se que discutimos em posts anteriores que essa etapa acontece 60% das vezes.
Os lucros obtidos nesta fase são pequenos e, dependendo da duração desta fase, podem ser eliminados quando o mercado sair desta fase. Essa fuga é como liberar uma mola helicoidal, saindo com força do modo plano e acabando com todos os seus lucros. Apenas traders muito experientes devem negociar nesta fase. Uma estratégia mais segura é esperar por uma fuga e negociar com o impulso que a fuga gera.
Fique sempre de olho no Spread
Até agora, você deve saber que, no Forex, os spreads custam dinheiro. Sem volatilidade o spread costuma custar mais porque há menos lucro a ser obtido. Meu conselho é evitar negociar quando a volatilidade estiver ausente. Tente negociar durante os períodos de maior volume, como, por exemplo, quando os mercados dos EUA e da Europa se sobrepõem, o par EURUSD está em movimento.
Por outro lado, quando esses mercados estão fechados, o mesmo par é muito mais silencioso. Seguir essas 4 regras simples simplificará e melhorará a interpretação do seu gráfico e, por padrão, dará a você uma vantagem injusta sobre muitos outros traders que não seguem essas regras simples. SAIBA MAIS (assine nosso informativo gratuito).