3 Tipos de Análise Financeira e Quando eles são Importantes
A análise financeira é realizada usando informações publicadas nas demonstrações financeiras de uma empresa para avaliar a posição financeira atual e o desempenho passado. Financeiro Os principais indicadores de desempenho, como liquidez, rentabilidade e solvência, entre outros destacados por este processo, são usados para verificar os pontos fortes e fracos financeiros da entidade empresarial.
Essa análise pode ser realizada internamente dentro da organização para facilitar a tomada de decisão pela administração. Partes externas e partes interessadas, como auditores, reguladores, analistas financeiros, investidores e concorrentes também podem realizar suas análises usando os fatos disponíveis para verificar a posição financeira da entidade. Esses stakeholders utilizam igualmente as informações para a tomada de decisões adequadas aos seus respectivos interesses.
Os 3 tipos de análises financeiras podem ser realizadas com as demonstrações financeiras das empresas, que são: análise horizontal, análise vertical e análise de índice (proporção).
Análise horizontal
A análise horizontal das informações financeiras envolve a avaliação e comparação das mudanças relativas em itens específicos em uma demonstração financeira ao longo dos períodos contábeis estipulados. Os itens em questão podem ser vendas, receitas, etc., e os períodos contábeis podem ser meses, trimestres, anos, etc. Esse tipo de análise financeira é mais bem aplicado quando se busca determinar o comportamento dinâmico de um item para observar a tendência do item ao longo dos períodos contábeis especificados. Isso é importante para determinar os fatores por trás da tendência, sejam eles positivos ou negativos. Por exemplo, o lucro líquido de uma empresa pode ser rastreado ao longo de um período de cinco anos.
No entanto, existem duas formas de realizar uma análise horizontal, a saber; análise percentual e análise absoluta. Na análise absoluta, as comparações são realizadas com os números divulgados nas demonstrações financeiras, enquanto na análise percentual, as comparações implicam em apresentar a variação relativa dos números em percentuais.
Análise vertical
Também conhecida como análise de tamanho comum, essa análise vertical envolve a comparação de valores de itens separados com um valor padrão no balanço patrimonial durante um período contábil especificado. Por exemplo, considerando a receita total de um período contábil como 100%, outros itens, como benefícios de funcionários e pagamento de dívidas para um determinado período, podem ser calculados como porcentagens em relação à receita total do período contábil específico. Essa forma de análise é mais útil na determinação da eficiência de itens de negócios, comparando como eles se comparam a itens comuns, como renda.
Análise de proporção ou de índice
Esse método de análise financeira correlaciona os diferentes itens de um balanço patrimonial à demonstração de resultados para determinar o desempenho financeiro da empresa. Os ativos são medidos em relação aos passivos e apresentados de forma mais simples e compreensível sem citar números enormes. A análise de índices é mais importante quando analistas e partes interessadas procuram determinar a viabilidade e sustentabilidade das estratégias financeiras de longo e curto prazo de uma entidade.
Contrate um consultor estratégico que trabalha com líderes sem fins lucrativos e empreendedores sociais para aplicar conceitos e técnicas para identificar questões estratégicas complexas, encontrar soluções práticas e elaborar estratégias para criar e conquistar uma posição estratégica única. SAIBA MAIS!