Porque Investir na Bolsa de Valores no Mercado Futuro
O que são contratos futuros? Os contratos futuros, que você pode comprar e vender facilmente em bolsas, são padronizados. Cada contrato futuro normalmente especificará todos os diferentes parâmetros do contrato. Se você planeja começar a negociar futuros, tenha cuidado porque não quer ter que receber entrega física. A maioria dos trades comerciantes casuais não quer ser obrigado a assinar o recebimento de uma carga de suínos quando o contrato expirar e depois descobrir o que fazer com isso.
- A unidade de medida.
- A moeda na qual o contrato de futuros é cotado.
- A unidade monetária na qual o contrato é denominado.
- A quantidade de mercadorias a serem entregues ou cobertas pelo contrato.
- Como a negociação será liquidada: Seja com entrega física de uma determinada quantidade de mercadorias, ou com liquidação em dinheiro.
- Considerações de grau ou qualidade, quando apropriado. Por exemplo, pode ser uma certa octanagem de gasolina ou uma certa pureza de metal.
Investir em futuros de ações: As commodities representam uma grande parte do mercado de futuros, mas não se trata apenas de suínos, milho e soja. O investimento em futuros de ações permite que você negocie futuros de empresas individuais e ações de ETFs. Os contratos futuros também existem para títulos e até bitcoin. Alguns traders gostam de negociar futuros porque podem assumir uma posição substancial (o valor investido) enquanto colocam uma quantia relativamente pequena de dinheiro. Isso lhes dá maior potencial de alavancagem do que apenas possuir os títulos diretamente.
O que são Mercados Futuros?
Os Mercados Futuros são contratos derivativos que derivam valor de um ativo financeiro, como ações, títulos ou índices de ações tradicionais e portanto, podem ser usados para obter exposição a vários instrumentos financeiros, incluindo ações, índices, moedas e commodities. Os futuros são um ótimo veículo para hedge e gerenciamento de risco. Se alguém já está exposto ou obtém lucros por meio de especulação, é principalmente devido ao desejo de proteger os riscos.
Para negociar futuros, um investidor deve colocar uma margem, ou seja, uma fração do valor total (normalmente 10% do valor do contrato). A margem é essencialmente uma garantia que o investidor deve manter com sua corretora ou bolsa caso o mercado se mova em sentido contrário à posição que assumiu e incorra em perdas. Isso pode ser mais do que o valor da margem, caso em que o investidor tem que pagar mais para trazer a margem para um nível de manutenção.
Um contrato futuro é um acordo para comprar ou vender um ativo em uma data futura a um preço acordado. Esse ativo pode ser soja, café, petróleo, ações individuais, ETFs, criptomoedas e uma série de outros. Normalmente, os contratos futuros são negociados em uma bolsa; uma das partes concorda em comprar uma determinada quantidade de títulos ou uma mercadoria e receber a entrega em uma determinada data. A parte vendedora do contrato concorda em fornecê-lo. O mercado de futuros pode ser usado por muitos tipos de agentes financeiros, incluindo investidores e especuladores, bem como empresas que realmente desejam receber a mercadoria física ou fornecê-la, e inclui uma ampla gama de ativos.
Os mercados futuros são muito líquidos
Mas nem todos no mercado futuro querem trocar um produto no futuro. Essas pessoas são investidores ou especuladores de futuros, que buscam ganhar dinheiro com as mudanças de preço no próprio contrato. Se o preço do combustível de aviação aumentar, o próprio contrato futuro se torna mais valioso e o proprietário desse contrato pode vendê-lo por mais no mercado futuro. Esses tipos de traders podem comprar e vender o contrato futuro, sem a intenção de receber a mercadoria subjacente; eles estão apenas no mercado para apostar nos movimentos de preços. Os contratos futuros são negociados em grandes números todos os dias e, portanto, os futuros são muito líquidos. A presença constante de compradores e vendedores nos mercados futuros garante que as ordens de mercado possam ser colocadas rapidamente. Além disso, isso implica que os preços não flutuem drasticamente, especialmente para contratos que estão próximos do vencimento.
Além de serem líquidos, muitos mercados futuros do mundo, são negociados além do horário tradicional do mercado, como na B3. A negociação estendida de futuros de índices de ações geralmente ocorre da noite para o dia, com alguns mercados de futuros sendo negociados 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Comissões e custos de execução são baixos: As comissões sobre negociações futuras são muito baixas e são cobradas quando a posição é fechada. A corretagem ou comissão total é geralmente tão baixa quanto 0,5% do valor do contrato. No entanto, depende do nível de serviço fornecido pelo corretor. Uma comissão de negociação on-line pode ser tão baixa quanto $5 por lado, enquanto os corretores de serviço completo podem cobrar $50 por negociação.
Uma palavra de cautela, no entanto: assim como as vitórias podem vir mais rapidamente, os futuros também aumentam o risco de perder dinheiro. Dito isto, poderia ser minimizado usando ordens de stop-loss . Como os futuros são altamente alavancados, as chamadas de margem podem ocorrer mais cedo para os traders com apostas erradas, tornando-os potencialmente um instrumento mais arriscado do que uma ação quando os mercados se movem rapidamente.