Vale a pena investir em NFTs? Novos Investimentos para 2022
NFTs estão aumentando rapidamente em valor por um bom motivo. Alguns NFTs, abreviação de tokens não fungíveis, estão sendo vendidos por mais de US$ 60 milhões. No entanto, se você for como a maioria das pessoas, não sabe exatamente o que são NFTs e por que são tão importantes no contexto de investimento. Construídos com a mesma tecnologia do Bitcoin, os NFTs foram um tema quente em 2021. Eles permitem um mercado real para obras de arte digitais enquanto alimentam especulações sem precedentes. Pode ser, por exemplo, uma obra de arte digital, um ativo financeiro ou uma patente. Os NFTs vivem no blockchain, um livro-razão descentralizado de rastreamento de transações, que até recentemente era conhecido principalmente por estar por trás do Bitcoin. Ele gerou um hype incrível ao estender seu impacto potencial em muitos setores de finanças à arte, música, propriedade intelectual e bens de luxo.
Em suma, os NFTs têm valor, pois não são fungíveis, o que significa peças de arte digital altamente exclusivas que apenas uma pessoa pode possuir. Em contraste, a moeda tradicional é fungível, pois pode ser substituída por outra moeda com exatamente as mesmas qualidades. A blockchain que suporta Bitcoin é usada para rastrear a propriedade de NFTs. Artistas de todo o mundo estão adotando NFTs. O endosso de artistas dá a essas criações digitais muito mais legitimidade e valor. Os NFTs atraem os artistas, pois esses colecionáveis digitais fornecem aos indivíduos criativos maior autonomia, o que significa controle. No mundo dos esportes e na indústria de cartões comerciais estão especialmente interessados em NFTs, pois eles têm o potencial de substituir os cartões esportivos convencionais. De fato, os NFTs são semelhantes a cartões comerciais digitais, mas não são exclusivamente focados em esportes.
Por que vale a pena investir em NFTs?
A NFT realmente possibilitou um mercado para a arte digital, segundo especialistas. Por exemplo: com NFTs, você poderia usar uma galeria online para mostrar seu trabalho e vendê-lo infinitas vezes. Como tudo o mais é registrado em um blockchain, os NFTs de arte permitem rastrear todas as transações após a venda inicial. Esse rastreamento permite um retorno perpétuo de royalties, explica um especialista. O artista receberá 10% em qualquer venda posterior de seu trabalho, é tipo algo que raramente acontece com objetos físicos vendidos por galerias ou colecionadores.
Na arte física, geralmente existe apenas uma cópia original (ou algumas dezenas, no caso de impressões artísticas). O original é distinguível das reproduções, que são vendidas legalmente ou como falsificações. Com a pintura digital, a obra de arte é um arquivo de dados, que pode ter um número infinito de cópias perfeitas. É por isso que um NFT não compreende o arquivo de dados da própria obra de arte; em vez disso, funciona como prova de propriedade original. Os NFTs também entraram no mercado de luxo, onde recentemente gêmeos digitais (uma fotografia ou uma animação 3D) de relógios de colecionador foram leiloados na primavera de 2021. “Cada vez mais marcas estão procurando NFTs”, diz Serge Maillard, editor-chefe da a revista de relógios Europa Star.
Os NFTs são ativos digitais valiosos em grande parte porque não podem ser copiados. Pense na arte de NFTs como semelhante a pinturas de Monet e outros itens altamente idiossincráticos que colecionadores e investidores desejam como componente de seu portfólio. Os investidores devem pensar nos NFTs como uma forma de arte digital moderna que tem o potencial de aumentar exponencialmente em valor à medida que a sociedade transita rapidamente para um modo de vida digital. NFTs não se limitam a peças de arte digital. NFTs também incluem tweets, músicas, GIFs, nomes de domínio, ensaios e até compras dentro dos jogos. A escassez desses itens digitais é parte de seu apelo. Um NFT não pode ser copiado, o que significa que é escasso. A raridade de um NFT aumenta ainda mais o interesse, potencialmente a ponto de valer uma quantia considerável de dinheiro.
Comprar um NFT é mais Fácil do que Imagina
Ao todo, o mercado de NFT disparou nos últimos doze meses com um aumento de 700% do segundo para o terceiro trimestre de 2021, de acordo com a plataforma de análise Dappradar. Essa bolha confirma o caráter especulativo das criptomoedas e aplicativos blockchain. Só pra você saber: o valor em dólar do bitcoin aumentou por um fator de 100.000 ao longo de dez anos.
A compra de um NFT requer a criação de uma carteira digital. A carteira digital é usada para manter sua criptomoeda e os NFTs. Você pode encontrar NFTs em várias plataformas. Procure um NFT que chame sua atenção, compre-o com criptografia, segure-o até que ele aprecie e você poderá fazer uma boa quantia de criptografia quando for a hora certa de vender. Precisa de uma corretora de criptomoedas e NFTs? Clique Aqui e abra uma conta gratuita na Bitcoin Brasil.