Header Ads Widget

O que são NFTs e como funciona no mercado de investimentos?

O que são NFTs e como funciona no mercado de investimentos?

O que são NFTs e como funciona no mercado de investimentos?

Uma das últimas manias da tecnologia blockchain é a apresentação digital de artes e colecionáveis. Ao contrário de antes, quando você comprava uma pintura ou escultura física, agora você pode comprar arte na forma de um token digital exclusivo conhecido como NFT. Desde a sua criação, a tecnologia blockchain revolucionou vários setores. Embora a maioria das pessoas ache sinônimo de criptomoedas, há mais na tecnologia blockchain. Até agora, vários NFTs foram vendidos por milhões. À medida que a tecnologia blockchain se expande, há previsões de que será uma grande parte do futuro dos ativos digitais. Para aproveitar o possível boom, é preciso entender tudo sobre NFTs.

O que é um NFT?

NFTs são informações em uma blockchain que são representadas em um formato interativo com representação visual. Para direitos de propriedade, se você comprar uma NFT antecipadamente, esse ativo será limitado e estará disponível apenas por você ser o proprietário. NFT significa token não fungível. Um bem fungível pode ser trocado por vários outros itens sem perder valor. Portanto, o que são tokens não fungíveis? NFTs existem apenas para um único proprietário em um determinado momento. NFTs são a representação de ativos digitais de objetos do mundo real, como arte, vídeos, música e itens do jogo. Você também pode comprar colecionáveis ​​da vida real na forma de NFTs, no entanto, existem apenas alguns no momento. Ao comprar o NFT, você obtém a propriedade e, às vezes, as informações de direitos autorais do item, embora esse não seja o caso de todos os NFTs.

O que são NFTs e como funciona no mercado de investimentos?

Como são negociadas online as NFTs?

As NFTs geralmente são negociadas online por meio de criptomoedas. Eles também operam no mesmo código de criptomoeda subjacente. Se você comprar o NFT, você o armazenará em uma carteira como faz com as criptomoedas. A beleza dos NFTs tem tudo a ver com exclusividade. Cada item que é vendido como um NFT tem uma assinatura única. Como tal, não importa quantas vezes a música ou o vídeo seja compartilhado ou visualizado, o proprietário retém a peça exclusiva.

As obras de arte tradicionais derivam seu valor de sua singularidade. Uma obra de arte única tende a ser bastante valiosa em comparação com outros itens facilmente acessíveis. Especialistas dizem que um dos aspectos mais importantes do gerenciamento de NFTs é manter seus tokens seguros. Semelhante à criptomoeda, os NFTs são mantidos em carteiras. Dentro da carteira, há um link exclusivo que permite que o conteúdo seja exibido ou transacionado. “Você pode levar um NFT de um mercado para outro, desde que eles estejam na mesma blockchain e suportem esse tipo de NFT”, diz um especialista!

NFTs representam um ativo físico ou digital: Isso pode ser qualquer coisa, desde direitos intelectuais a um título de propriedade de um ativo. Os NFTs vêm se expandindo no mundo dos jogos, varejo, imóveis, esportes e outras áreas. À medida que a utilidade dos NFTs está se expandindo, sua adoção e popularidade seguirão. Mas os NFTs são particularmente conhecidos no contexto da arte digital. Os artistas criam NFTs, que podem ser negociados em um mercado.

NFTs, no entanto, trata-se de tokenizar as obras de arte, criando assim um certificado de propriedade digital que permite a venda e compra do item exclusivo. Devido às suas operações no blockchain, todas as transações envolvendo o NFT são registradas em um livro público. O livro-razão está prontamente disponível para qualquer pessoa, de forma que você possa visualizar o histórico de propriedade do item. NFTs são alimentados por contratos inteligentes. Especificamente, os contratos inteligentes são a função que gerencia a transferibilidade de NFTs. Se você pensa em blockchain como uma rede de computadores, o contrato inteligente é o computador que administra o site.

Vale a pena investir em NFTs? Fazer compra e venda como investimento?

O princípio tradicional de investir, comprar na baixa e vender na alta, também se aplica às NFTs. Os participantes do mercado podem comprar NFTs antecipadamente e vendê-los com lucro. No entanto, as NFTs devem ser pensados ​​como um investimento que pode ir a zero e é pura especulação. A explosão dos NFTs fez com que várias artes e ativos digitais alcançassem milhões de dólares no mercado digital. Por exemplo, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tweet na forma de NFT por mais de US$ 2,9 milhões. Vários outros itens também coletaram grandes somas de dinheiro.

A única preocupação permanece, esses itens valem os investimentos? Dado que os NFTs funcionam como qualquer outra obra de arte física, seu valor também funciona da mesma forma. Portanto, o que importa na hora de investir em NFTs é a cautela.

NFTs não são como uma ação ou um título onde você sabe qual é o valor intrínseco desse investimento. Eles têm um valor de mercado impulsionado pelo que a comunidade de criptomoedas está disposta a pagar por eles. Sabendo que as NFTs são ativos de risco, os investidores precisam determinar o nível de exposição a elas.

Assista um Vídeo de Apresentação: O que são NFTs e como funciona


Uma dica legal: A coisa mais importante antes de os investidores entrarem no mercado de NFT é fazer uma pesquisa. Não é diferente de fazer uma pesquisa sobre uma ação ou título para saber no que eles estão se metendo. Então resumindo, as NFTs são extremamente diversos com diferentes drivers de valor e menos comumente negociados. Não é fácil pular direto para investir como um novato. Tenha muita cautela e cuidado na hora de fazer seu investimento em NFT!