O que é o Indicador DeMarker, e Como Funciona?
O indicador DeMarker indica condições de sobrecompra e sobrevenda e, a partir delas, tenta identificar pontos de esgotamento da tendência. É amplamente baseado nos princípios adotados pelo analista técnico Tom DeMark, embora o indicador original não tenha usado suavização. É um oscilador que deriva seus valores comparando os preços máximos e mínimos alcançados no período atual, com os preços equivalentes alcançados no período anterior.
Como funciona o cálculo do oscilador DeMarker? Ao contrário do Índice de Força Relativa - talvez esse oscilador que também é mais conhecido como o "DeM", não se preocupa com os níveis de fechamento. Em vez disso, concentra-se em altos e baixos intra-período. O oscilador DeM analisa a alta e a baixa da barra atual em um gráfico e como elas se comparam às da barra anterior. Se a magnitude do alto e baixo for menos extrema do que na barra anterior, um valor de zero é registrado. Esses valores são usados durante um período de "Look-Back" que normalmente é de 14 barras para nos fornecer um numerador e um denominador comum.
Como Funciona as Estratégias de Negociação do Indicador DeMarker
De um modo geral, sobrecomprado e sobrevendido simplesmente significam preços excepcionalmente altos e baixos julgados pelos dados de amostra incluídos no período de retrospectiva. Em vez de simplesmente pressagiar uma reversão, a mudança para essas regiões pode de fato ser um sinal da tendência geral. Uma estratégia de negociação do DeMarker é basicamente uma abordagem contrária, buscando reversões no preço dentro de uma tendência confirmada. Embora o indicador marque regiões de sobrecompra e sobrevenda, elas não são suficientemente para prever uma possível reversão. Embora seja uma grande probabilidade!
O indicador DeMarker é um indicador gratuito que está disponível na maioria dos softwares de gráficos como MT4 e outros. O indicador é um dos mais de 30 indicadores desenvolvidos por Tom DeMark. O indicador DeMarker é encontrado na seção de osciladores da maioria das plataformas de negociação. É obtido comparando os preços máximos e mínimos que foram alcançados em um determinado período com os alcançados em outro período. Ao fazer essa comparação, o indicador tenta avaliar o viés direcional do mercado. Encontrar níveis de sobrecompra e sobrevenda é a abordagem mais comum de usar o indicador DeMarker. Uma maneira melhor de usar essa estratégia é usá-la como forma de validar outros indicadores, como as Bandas de Bollinger e as Médias Móveis por exemplo.
O indicador DeMarker não é popular entre os day traders no geral, mas a maioria dos trades profissionais o utiliza. É um indicador fácil de usar que você pode usar em outros ativos, como ações, moedas e criptomoedas. Os day traders profissionais usam o DeMarker para encontrar divergências. Uma divergência é uma situação em que o preço de um ativo está agindo de forma diferente dos osciladores. Essas situações costumam ser raras. Além disso, é sempre recomendável combinar vários osciladores para confirmar a divergência.
A Base do DeMarker é Sobre-Comprado e Sobre-Vendido
Fortemente sobrecomprado nos diz que há pressão de compra. Fortemente sobrevendido nos diz que há pressão de venda. Então, como usamos os indicadores de sobrecompra e sobrevenda para nos ajudar a entender melhor o que está acontecendo no mercado? Em primeiro lugar, precisamos ver por quanto tempo o mercado permanece em regiões de sobrecompra ou sobrevenda, a fim de avaliar se o mercado está apenas variando, ou em uma tendência leve ou forte. Se um mercado permanecer em níveis leves de sobrecompra - digamos, acima de 50, mas abaixo de 70 - por um período prolongado, isso sugere uma tendência de alta modesta. Com o valor padrão de 14 períodos, podemos dizer que níveis acima de 70 são indicativos de que o mercado está em território de sobrecompra extrema, e abaixo de 30 indica que está em território de sobrevenda extrema.
Como já vimos anteriormente, o indicador DeMarker é um oscilador de momento com mais de um truque na manga. Você pode usar o indicador para confirmar se um mercado está em um estado de tendência ou não. Se você identificou um mercado de tendências, o indicador confirmará o viés direcional geral. Compreender o conceito de velocidade e as sutilezas do que a velocidade pode nos dizer sobre a exaustão do mercado e a reversão do mercado podem melhorar nosso tempo. O timing do mercado é tudo, especialmente em mercados voláteis. Os mercados voláteis tendem a produzir grandes oscilações de preços, portanto, um indicador de tempo como o Demarker lhe dará uma vantagem nesse tipo de ambiente. Saiba mais sobre o indicador DeMarker e como ele pode te ajudar na suas decições de trader. Conheça nossa lista de estratégias automáticas com robôs traders!