Como Funciona os Robôs de Alta Frequência HFT no Mercado Financeiro
A negociação com robô de alta frequência (HFT), funciona como uma grande alta frequência de ordens/pedidos, também conhecida como HFT, é um método de negociação que usa poderosos programas de computador para transacionar um grande número de ordens em frações de segundo. Além da alta velocidade dos pedidos, o HFT também é caracterizado por altas taxas de giro e relações entre pedidos. Por que a negociação de alta frequência ajuda os mercados? O robô HFT cria alta liquidez e portanto ameniza os efeitos da fragmentação do mercado. Os robôs de HFT auxilia no processo de descoberta e formação de preços, pois é baseado em um grande número de pedidos de compra e venda.
A indústria de robôs traders de alta frequência cresceu rapidamente depois que decolou em meados dos anos 2001 em diante. E hoje, a negociação de alta frequência representa cerca de 50% do volume de negociação nos mercados de ações dos EUA (segundo estatísticas). As empresas de negociação de alta frequência caracterizam seus negócios como "criação de mercado". Todo formador de mercado funciona exibindo as cotações de compra e venda de um número específico de títulos. Daí assim que um pedido é recebido de um comprador, o formador de mercado vende as ações de seu próprio estoque e conclui o pedido.
Robôs de Alta Frequência numa Visão Geral
HFT refere-se ao mais curto dos prazos e é executado na velocidade mais rápida. Mais especificamente, HFT é um tipo de abordagem de negociação algorítmica envolvendo velocidade rápida, altas taxas de giro e altas taxas de pedido para negociação. Ele tira proveito de algoritmos sofisticados e computadores poderosos para gerar um número enorme de negócios em um período de tempo muito curto, variando de segundos a milissegundos. Negociar é uma forma de investimento, embora no final mais curto do horizonte de tempo do investidor. Os operadores de carreira pretendem obter lucro em um prazo mais curto, por meio da compra e venda.
Outro componente importante do robô HFT são os dados de mercado de alta frequência, que são dados de mercado de séries temporais coletados intradiários em uma escala extremamente precisa. Por exemplo, os dados de transação de cada ação são coletados sempre que houver uma negociação, cotação ou pedido. O Robô de HFT executa movimentos automatizados de entrada e saída de títulos em um período de tempo minúsculo para lucrar com pequenas mudanças de preço, que podem acumular ganhos enormes se essas negociações puderem ser executadas com precisão e velocidade superior. As estratégias de HFT mais comuns são a criação de mercado e a arbitragem. Outras estratégias de HFT incluem negociação baseada em notícias e negociação baseada em direção, onde algoritmos mais sofisticados (aprendizado de máquina, big data, etc.) são usados para explorar informações de outras fontes como Bloomberg, feeds do Twitter e sites de notícias.
A negociação com robôs de alta frequência é ética?
Estima-se que HFT seja responsável por mais de 50 a 70% do volume de negociação de ações dos EUA (segundo estatísticas americanas). Assim, constitui uma parte substancial do mercado financeiro. Robô HFT é um exemplo de uma indústria financeira altamente influente e inovadora, eticamente questionável. O trader de alta frequência é legal porque não é obviamente ilegal. Bem, isso parece trivial, mas é um ponto importante: tudo é permitido, a menos que seja expressamente proibido. Atualmente não há regras expressamente contra os robôs HFTs.
Os HFTs podem optar por atuar como market makers ou especuladores. Como formadores de mercado, eles podem atualizar suas cotações de preço rapidamente quando as notícias chegam e fornecer liquidez ao mercado. Nesse caso, os negociadores de baixa frequência no mercado - os investidores - se beneficiam de custos de transação mais baixos. Como especuladores, no entanto, os HFTs podem usar sua vantagem de velocidade para obter rapidamente as cotações postadas por seus concorrentes quando as notícias chegam.
Os HFTs argumentam que contribuem para a descoberta de preços, devido ao reflexo imediato das notícias que impactam nos preços do mercado) e fornecem liquidez ao mercado. Do outro lado do debate, os críticos das negociações de alta frequência veem os vastos investimentos de robôs HFTs em infraestrutura de velocidade como um desperdício de recursos, com efeitos potencialmente adversos no funcionamento do mercado. Meus resultados sugerem que os mercados devem ser projetados de uma forma que evite a competição entre HFTs especulativos e, em vez disso, incentive HFTs que fazem o mercado. Uma sugestão concreta sobre como evitar os efeitos adversos da competição entre HFTs foi apresentada por Budish em 2015, propondo sair da negociação contínua e, em vez disso, ter uma negociação discreta por exemplo.