Como Fazer o Backtest do seu Robô Trader + Estratégia
É muito importante fazer os testes para confirmar a credibilidade dos EAs (robos traders) pois isso significa muito para os novos traders ou traders já experientes. Esses sistemas de negociação automatizados não são à prova de falhas. A maioria é desenvolvida com gerenciamento de risco deficiente, ou seja, estratégias de grade ou martingale que podem dar bons resultados em um backtest de curto prazo, mas falham em tempo real. Executar esses sistemas por meio de uma análise abrangente pode nos fornecer uma visão adequada de sua eficiência, no entanto, é necessário conhecimento suficiente para ler os resultados, pois eles podem ser confusos e enganosos.
Onde posso fazer backtest do meu robô trader de investimento?
Os sistemas de negociação automatizados geralmente estão disponíveis para teste nas plataformas padrão da indústria MetaTrader 4 e 5. O software tem seu testador de estratégia no qual é possível inserir seu EA com várias entradas (período de tempo, spread, depósito inicial mínimo, etc.) para analisar seu robô trader de negociação. Para acessá-lo, abra o software MT4 ou MT5 no PC e vá até a guia "Exibir" do menu (view), onde você encontrará o testador de estratégia. Ctrl + R é a tecla de atalho.
Benefícios do Testador de Estratégia no Metatrader 4 e 5.
O testador de estratégia ou robô na plataforma MetaTrader fornecerá resultados precisos ao longo de um período selecionado. Existem vantagens para testar uma estratégia, além de possuir muitas customizações diferentes, conforme mencionado anteriormente, que podem ser elaboradas da seguinte forma:
- Uma das características únicas do MetaTrader é seu centro histórico. De lá, é possível baixar dados de ticks que datam de 1993 para vários ativos do forex, metais, futuros de CFD, etc. Com uma história tão vasta, você pode testar o desempenho do seu robô por mais de 27 anos.
- Os robôs que funcionam no MT4 podem ser testados em nove períodos de tempo diferentes (M1, M5, M15, M30, H1, H4 e Diário), enquanto o MT5 tem 21 (M1, M2, M3, M4, M5, M6, M10, M12, M15, M20, M30, H1, H2, H3, H4, H6, H8, H12, Diário, Semanal e Mensal).
- Estão disponíveis diferentes modelos que variam no tipo de qualidade do carrapato usado para verificar o seu EA. A qualidade da modelagem está disponível em até 99,9 por cento ou 100% , o que é suficiente para imitar as condições reais do mercado.
- O spread pode ser personalizado ao seu gosto, com vários valores para ver se o seu robô terá um melhor desempenho com uma corretora ECN por exemplo.
- Datas específicas podem ser inseridas, o que é extremamente benéfico se alguém deseja testar seu sistema de negociação automatizado sob várias condições de mercado - por exemplo, analisando o resultado de seu EA durante o período de recessão global durante os anos de 2007-2009.
- Uma análise abrangente dos resultados finais está disponível em um gráfico que exibe o saldo e o patrimônio líquido e um relatório para download. Inclui dados estatísticos e outras informações sobre o seu sistema de negociação automatizado para prever se será lucrativo no futuro.
Como posso saber se meu robô de negociação funcionará no futuro?
Três habilidades são necessárias para aprender se você deseja prever o desempenho de seus EAs no futuro:
- Lendo o relatório;
- Analisando o gráfico;
- Lendo os resultados.
Observando o relatório: O relatório de resumo do backtest é de longe um dos determinantes críticos do desempenho de um EA. Fatores essenciais como levantamento, fator de lucro, razão de ganho, perda bruta, lucro líquido, número de negociações, qualidade de modelagem, etc.., podem ser encontrados dando uma olhada neles. Veja como operar com robô automático!